A princípio, vale frisar que a pelagem do cachorro tem dois papéis muito importantes: além da questão estética, o pelo do cachorro é fundamental para que o corpo dele funcione de forma adequada. É a pelagem que mantém a temperatura corporal ideal do cachorro e também protege a pele de fatores externos, como queimaduras de raios solares, picadas de insetos ou feridas.
Dentre os principais cuidados com a pelagem dos cachorros, podemos citar:
Tirar a sujeira que fica no pelo do cachorro é fundamental para evitar doenças de pele. A tosa contribui na limpeza dos pelos, ajuda na mobilidade de alguns cães e, é claro, pode deixá-los mais bonitos!
A escovação é importante para desembaraçar os pelos e evitar a formação nós. Do mesmo modo, escovar é uma prática que também favorece a remoção de pelos mortos e estimula o crescimento de uma nova pelagem.
Contudo, vale lembrar que uma boa alimentação influencia diretamente na aparência saudável dos pelos do cachorro.
Por outro lado, a frequência e a necessidade desses cuidados variam de cão para cão, pois existem tipos diferentes de pelagem de cachorro. Vamos ver isso a seguir!
Os três tipos principais de pelagem de cachorro são: pelos curtos, pelos longos e pelagem dupla. Cada um deles necessita de uma rotina de cuidados diferente. Veja só:
Os pelos curtos são bem comuns e são mais fáceis de cuidar. Eles podem ter a textura Lisa ou Dura.
1) CURTO E LISO: não precisam de tosa (pois a pelagem tende a ficar sempre rente ao corpo), e nem de banhos frequentes. O banho uma vez ao mês é o suficiente. As raças Boxer, Bulldog Francês, Pinscher e Doberman se encaixam nesse tipo.
2) CURTO E DURO: a escovação precisa ser diária, pois os pelos formam nós com mais facilidade. O banho e a tosa devem ser a cada 3 ou 4 semanas. Exemplos de raças: Fox Terrier, Schnauzer e Dachshund.
Os pelos longos podem ser Lisos ou Ondulados/Encaracolados.
1) LONGOS E LISOS: a escovação dessa pelagem também deve ser diária! Os banhos podem ocorrer mensalmente ou a cada 15 dias, assim como as tosas, e de preferência com produtos específicos e hidratantes (leve o cãozinho em um profissional). Matês e Yorkshire são exemplos de raça com essa pelagem.
2) LONGOS E ONDULADOS: essa pelagem possui uma textura um pouco mais áspera, por isso a escovação deve ser diária, com pentes que tenham dentes espaçados. O banho e a tosa podem ocorrer mensalmente ou a cada 15 dias. Exemplos: Poodle, Bichón Frisé, Shih Tzu.
Sempre depois de um dia na piscina ou de um bom banho, não se esqueça de secar bem a pelagem do seu cachorro! Isso porque a umidade na pele do cachorro pode provocar mau cheiro, dermatites e até mesmo facilitar a proliferação de bactérias e fungos.
Somos um hotel e daycare para cachorros em São Paulo (SP). Nosso foco é manter o equilíbrio na vida dos animais com atividades que desenvolvem o lado emocional, físico e social. Aqui seu dog vai ter muito mais diversão e saúde!
Venha nos visitar!
Av. Senador Casemiro da rocha, 825 – Mirandópolis – São Paulo(SP)