O barulho da rua, o cachorro do vizinho ou mesmo a empolgação antes do passeio diário, algumas coisas de repente parecem se tornar motivos para o seu cachorro latir. Por mais que sejam como membros da família, quando o cachorro cria o costume de latir em excesso, isso pode se tornar um pesadelo na vida dos tutores.
Mas, e agora? Como fazer o cachorro parar de latir? Preparamos 4 dicas que podem te ajudar a entender e mudar esse comportamento!
Primeiramente, é importante ressaltar que o latido do cachorro é uma de suas formas de se comunicar. Em outras palavras, o fato do seu cachorro latir é algo completamente natural e sempre existe um motivo por trás do latido. Dentre as principais razões para o cachorro latir, podemos citar:
Observar para entender qual a razão do latido, fará com que você compreenda melhor o seu amigo de quatro patas e saiba atender às suas necessidades.
Por mais difícil que seja, não brigue com o seu amigo de quatro patas quando ele estiver latindo excessivamente. Mantenha a calma! Gritar com o seu cachorro não irá fazê-lo parar de latir. Pelo contrário, isso pode até agravar o problema!
Muitos adestradores concordam que o reforço positivo (recompensar bons comportamentos) é a melhor técnica para ensinar uma atitude desejada para os cães. Por mais que pareça algo ruim do nosso ponto de vista, brigar com o cachorro na verdade significa dar atenção a ele. E claro, dar atenção é sempre algo positivo na mente do seu cachorro! Ou seja, se o seu amigo começa a latir e você grita com ele, na verdade você está reforçando um comportamento indesejado.
O que fazer então? Vamos para a próxima dica!
Uma boa maneira de lidar com o cachorro que está causando incômodo ao latir excessivamente, é recompensá-lo quando ele parar o latido. Você também pode desviar a atenção do cachorro do foco do latido, jogando uma bolinha ou um brinquedo que ele goste. Mas lembre-se: assim que ele parar de latir, recompense-o. A recompensa pode ser um petisco, um carinho, um elogio, entre outros.
Uma outra solução, é se antecipar: se você já sabe, por exemplo, que o barulho do vizinho chegando irá estimular o seu cachorro a latir, interaja com ele antes mesmo do latido acontecer, desviando o foco. A ideia é fazer com que o seu cão se acostume com determinadas situações e estímulos, e assim possa perder esse hábito.
Por fim, a última dica relaciona-se à qualidade de vida do seu amigo. Seu cachorro costuma se exercitar, ou ele fica o dia inteiro no apartamento sem ter o que fazer? Seu cachorro é acostumado com outros cães, ou ele late sempre que algum outro cão passa no portão da sua casa?
Energia acumulada também pode ser o motivo pelo qual seu cachorro não para de latir em excesso! Se você não tem tempo para passear e brincar com o seu cachorro, colocar o seu amigo em um Daycare talvez seja a melhor escolha!
A função do Daycare é proporcionar o equilíbrio na rotina dos cães, atendendo às suas necessidades físicas, mentais e sociais. Isso não só irá melhorar a saúde e o bem-estar do seu cachorro de forma geral, como também poderá resolver o problema do latido em excesso por frustração.
Vale lembrar que, em casos mais complexos, é válido contratar um adestrador profissional, pois ele saberá identificar a raiz do problema e a melhor forma de agir para cada situação!
Gostou das dicas? A Dog4Fun é uma Creche e Hotel para Cachorros em São Paulo! Venha nos conhecer ou fale conosco!
Av. Senador Casemiro da Rocha, 825 – Mirandópolis, São Paulo – SP